quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Las Hoces del Río Duratón


Poder estar ao lado do Mosteiro de ‘Nuestra Señora de la Hoz’, na província de Segovia, em Espanha, e não o poder visitar, é como mostrar um apetecível bolo de chocolate a uma criança e dizer que não o pode provar. O mistério adensa-se cada vez mais e resta a sua contemplação!

Foi há cerca de cinco anos que o pude, lamentavelmente, apenas observar e o facto de não ser verão terá, apesar de todos os meus esforços, impossibilitado a visita. O caudal do rio era considerável, não havia nenhum barco por perto e nadar estava fora de questão. Seria imensamente arriscado.

O mosteiro é, no entanto, apenas uma parte do património do Parque Natural de Las Hoces del Río Duratón. Entre os imponentes desfiladeiros deste afluente do Douro, a reserva é também famosa pela sua colónia de Abutres-pretos (Aegypius monachus), uma espécie muito rara e em forte declínio.

A próxima visita será feita com baixo caudal. Ou haverá um barco por perto?

1 comentário:

  1. Dica interessante!... A recomendar...
    É caso para dizer: tão perto e tão longe...
    E para a próxima há que levar o meio de transporte certo para transpor a barreira natural... o meio aéreo parece bem eficiente por sinal... só é preciso convencê-lo a alinhar na viagem!...

    ResponderEliminar